A queda é um problema de saúde pública que afeta principalmente a pessoa idosa, podendo causar lesões graves, incapacidade, dependência e até morte. As quedas podem ocorrer por diversos fatores, como alterações no equilíbrio, na visão, na audição, na força muscular, na sensibilidade, na coordenação, doenças não controladas, incontinência urinária, alterações na cognição e na memória.
Além disso, as quedas podem ser influenciadas por fatores ambientais, como iluminação, piso, móveis, tapetes, escadas, mobiliários baixos que dificultam a mobilidade, objetos e animais, além de comportamentos de risco, no qual a pessoa se expõe a situações desafiadoras, como por exemplo: subir em um banco, andar de meias, descer ou subir as escadas sem uso do corrimão.
Para prevenir as quedas em idosos, é importante seguir algumas orientações, tais como:
Realizar exercício físico regularmente, sob orientação profissional, para melhorar a força, a flexibilidade, a resistência e o equilíbrio. O fisioterapeuta especialista em gerontologia (fisioterapia para idosos) é um dos profissionais mais qualificados para realizar uma avaliação específica e propor uma intervenção direcionada a prevenção de queda. Sabia que esse tipo de acompanhamento pode ser realizado na sua casa? Fisioterapia em casa para idosos é uma possibilidade de intervenção especializada à essa população.
Manter uma alimentação saudável e uma boa hidratação, evitando o consumo excessivo de álcool, cafeína e medicamentos que possam afetar os sistemas que auxiliam no controle do equilíbrio;
Usar óculos, aparelhos auditivos e outros dispositivos que auxiliem a visão e a audição, mantendo-os sempre limpos e ajustados;
Evitar andar descalço, de meias ou com calçados inadequados, como chinelos, sandálias que não fechem na região do calcanhar, deixando o calçado solto nos pés ou sapatos com solado liso ou salto alto;
Usar bengala, andador ou outro tipo de suporte, se necessário, para aumentar a estabilidade e a segurança – importante que a indicação do melhor dispositivo deve ser avaliado por um profissional habilitado, como o fisioterapeuta;
Adaptar o ambiente doméstico de forma que o ambiente seja um facilitador para uma mobilidade segura, devemos usar o ambiente à favor do nosso corpo e não contra ele!
Se possível:
- remova ou fixe tapetes, fios, brinquedos e outros objetos que possam causar tropeços ou escorregões;
- Instale barras de apoio, corrimão, antiderrapantes e iluminação adequada nos banheiros, quartos, escadas e corredores – o Terapeuta Ocupacional é o profissional responsável por avaliar e adequar o ambiente de acordo com a funcionalidade do idoso.
Solicitar ajuda de familiares, cuidadores ou profissionais de saúde, sempre que precisar realizar alguma tarefa que ofereça risco de queda, como subir em bancos, cadeiras ou escadas;
Participar de grupos de convivência, lazer e educação em saúde, para manter a mente ativa, o humor elevado e a autoconfiança são dicas que vão além dos aspectos físicos e que podem ter um impacto significativo na qualidade de vida, bem estar e saúde da pessoa idosa.
Seguindo essas orientações, os idosos podem reduzir a frequência e a gravidade das quedas, preservando a sua saúde, a sua funcionalidade e a sua qualidade de vida.
A Elo Senior Care é uma empresa de Fisioterapia especializada na Pessoa Idosa e conta com profissionais capacitados para avaliar e atender o seu familiar, entre em contato conosco no (11) 96998-1295 e saiba mais como podemos auxiliar na prevenção de queda.
— Escrito por Carolina Farinella Pretti, Fisioterapeuta, CREFITO 108025-F