Tapetes – único grande vilão das quedas em idosos?

Um dos assuntos comuns ao falarmos sobre o envelhecimento é a queda em idosos, porém, há quem a associe como algo normal ou ainda esperado nessa fase da vida, entretanto, não é uma verdade, e para isso os serviços de saúde e profissionais especializados no atendimento a idosos trabalham na manutenção da mobilidade e prevenção do risco de quedas. Contudo, um dos grandes vilões para que as quedas ocorram em sua maioria no domicílio, são os tapetes, pois ficam soltos ou com dobras, aumentando o risco de escorregar ou tropeçar. E nesse sentido, o idoso ao cair pode sofrer importantes consequências, que além de comprometerem sua independência, podem restringi-lo no exercício de demais atividades, entre elas: o caminhar.

Portanto, elencamos algumas estratégias para prevenção de quedas do seu idoso:

1) Mantenha o ambiente livre de obstáculos: Retire fios soltos; cadeiras ou mesas no espaço em que ele circule e possa se apoiar;

2) Evite ao máximo o uso de tapetes, mas caso não seja possível a retirada total, importante fixa-los no chão de maneira que não estejam escorregadios ou façam dobras nas laterais, ou ainda abaixo de móveis com peso suficiente para que não fiquem soltos;

3) Em muitos casos os tapetes carregam memórias em que os idosos sentem-se bem ao resgatar, nesse sentido, é importante o diálogo sobre o porquê da sua retirada (para sua segurança) e se for de comum acordo, escolham juntos belas molduras e os exponham como tapeçaria.

Entre em contato conosco no WhatsApp: (11) 96998-1295. Temos uma equipe de Fisioterapeutas especializados para atender e orientar a pessoa idosa, oferecendo cuidado especializado e tratamento eficaz para melhorar a qualidade de vida.

Falamos também da Bengala nesse post, uma ferramenta valiosa que, quando escolhida e utilizada corretamente, promove autonomia e segurança, melhorando a qualidade de vida de quem a utiliza.


Agendar um Atendimento